terça-feira, 29 de novembro de 2011

Múltiplos Olhares Sobre Educação e Cultura - Juarez Dayrell

                          MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA


Juarez Dayrell, doutor pela Faculdade de Educação da USP, é professor adjunto da Faculdade de Educação da UFMG. Organizou a coletânea de Múltiplos olhares sobre educação e cultura, editado pela Editora da UFMG, o texto " A escola com espaço sócio cultural" é de autoria Dayrell e faz parte desta coletânea onde vários autores abordam a liberdade e refletem sobre a ação pedagógica sobre vários aspectos. Este texto de Juarez Dayrell busca construir no seu decorrer um determinado olhar sobre a escola, levando a compreensão da mesmo enquanto  espaço sócio-cultural, ou seja, são os sujeitos que reproduzem e elaboram um acultura própria através das experiencias sociais vividas por eles. Afirma que esse sujeito na escola desempenha um papel ativo no cotidiano, que define o que a escola é realmente,pois esta pode possibilitar ou limitar, conflitando ou dialogando constantemente com sua organização. O texto de Dayrell é uma reflexão a acerca da escola, ele define a escola como uma instituição dinâmica, polissêmica, fruto de um processo de construção social . Com este olhar, ele ressalta aspectos e dimensões presentes no cotidiano escolar, que são neutralizados ou óbvios e julgados como sem importância para educação e por isso muitas vezes não são notados,passando assim despercebidos. Busca revelar a forma que os sujeitos lidam com os espaços da escola,tempo,e com os seus ritos cotidianos. Por fim Dayrell concluiu que os atores vivenciam o espaço como uma unidade sócio-cultural complexo, onde convivem diversidades que devem ser assumidas e tratadas como um elemento desencadeador do processo educativo. Acredito que a escola deve ser o lugar em que o aluno deve ser formado de forma ampla fazendo com que o processo de humanização seja aprofundado neste individuo. Aprimorando as dimensões e habilidades que são comuns nos seres humanos. Penso que o acesso ao conhecimento , as experiencias culturais, as experiencias sociais diversas , contribuem com um suporte para desenvolvimento para o aluno de forma individual como um sujeito sócio-cultural, influi para aprimorar a vida social desses indivíduos. Dayrell acha necessário o aprofundamento e ampliação as analises que, como a dele, que buscam apreender a escola em sua dimensão cotidiana, apurando nosso olhar sobre a instituição escolar, seu fazeres e seus objetivos, e contribuírem desta forma para a problematização da função social da escola.




                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário